Instituto Social de Educação e cultura
CNPJ: 05.508.980/0001-51
diane@santoanibal.org.br
(+55) 61-33011960 (+55) 61-98251 7888

Faça sua doação

Como organização de Assistência Social – com registro CDCA/DF, CAS/DF e Atesto de Regular Funcionamento expedido pelo MPDFT– organiza, planeja e executa SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA, de natureza socioeducativa, seguindo as orientações em conforme:

  1. Em conformidade com o preconizado pelo documento de ‘Orientações Técnicas - Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)’, GDF/SEDEST, de julho de 2013, que reza em seu texto de reordenamento cf. Resolução nº 01, de 07 de fevereiro de 2013 e determinada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS por meio da Resolução nº 01, de 21 de fevereiro de 2013;
  2. De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Brasil, MDS: 2009).

socieducativo2

Os atendimentos do serviço socioeducativo são realizados em ciclos (grupos) a fim de complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

O Centro Socioeducativo Santo Aníbal oferta este serviço ao público organizado por faixa etária, respeitando as demandas do território em relação ao contexto individual e familiar de vulnerabilidades e riscos de seus atendidos:

- Crianças de 2 a 5 anos de idade;
- Crianças de 6 a 10 anos;
- Adolescentes e Jovens de 11 a 17 anos;

 

socieducativo3“Este serviço se preocupa e foca na formação social dos participantes, enxergando-os como seres sociais, possibilitando a eles uma maior relação dialógica com o mundo.

Além disso, o SCFV proporciona às famílias dos participantes a compreensão de seus papéis de proteção, mediação e formação social de seus membros.

Neste sentido, o SCFV estabelece como metodologia, discussões reflexivas e atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos.”

Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Brasil, MDS: 2009)
Oferece diariamente aos socioeducandos refeições/lanche, além das atividades de convivência de cunho intergeracional, psicossocial, cognitiva e emocional. Em suas ações de parcerias (com CRAS, Conselho Tutelar...), é um espaço de referência para atendimento complementar as famílias e comunidade.

Nosso Público:
- Crianças/Adolescentes/Jovens encaminhadas pelas unidades públicas de execução da Política de Proteção Social;
- Crianças/Adolescentes/Jovens residentes em territórios com ausência ou precariedade na oferta de serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário;
- Crianças/Adolescentes/Jovens que vivenciam situações de fragilização de vínculos.

Ciclos

De 02 a 05 anos de idade: Total: 175 atendimentos/dia

As ações e atividades para este ciclo vão para além das atividades lúdicas para. Irá contemplar também atividades com a família, onde se buscará estabelecer discussões reflexivas, orientações sobre o cuidado com a criança pequena, troca de informações acerca de direitos e potenciais da criança, importância de ações inclusivas, entre outros.
2socieducativo5

Dias da semana: Segunda a sexta-feira (cinco dias na semana)

Horário: Crianças de 2 e 3 anos: atendimento em período integral, conjugando atividades socioeducativas com almoço/lanche.
              Crianças de 4 a 5 anos: atendimento em horário de contraturno escolar. (parceria com o Colégio Social Rogacionista)

Matutino das 07h30 às 12h; Vespertino das 12h30 às17h.

De 06 a 11 anos de idade: Total: 100 atendimentos/dia

8

Neste ciclo, as atividades do SCFV serão organizadas de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Dias da semana: Segunda a sexta-feira (cinco dias na semana)

Horário: Atendimento em horário de contraturno escolar.
             Matutino das 8h às 11h; Vespertino das 14h às17h.

 

De 12 a 17 anos de idadeTotal: 75 atendimentos/dia 

Este ciclo apresenta dois eixos iniciais: o eixo Convivência Social e o eixo Participação.
A Convivência Social é o eixo principal, uma vez que melhor traduz a essência dos Serviços de Proteção Social Básica e volta-se ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O eixo Participação tem caráter democrático, descentralizador e reconhece que o adolescente como sujeito de direito em formação e com efetiva participação no mundo público.

Dias da semana: segunda a sexta-feira

Horário: Noturno das 18 às 21h.

ORQUESTRA JUVENIL9

A Orquestra Juvenil do Guará é o resultado dos trabalhos desenvolvidos no Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria em parceria com o MovSinfo – Movimento Sinfônico e Coral Juvenil do Centro-Oeste Brasileiro.

As crianças e adolescentes participam de aulas teóricas e práticas de música e dos encontros semanais de convivência e fortalecimento de vínculos.

A Orquestra é coordenada pelo maestro Ricardo Castro que é inspirada no sistema de orquestra da Venezuela.