Missionárias Rogacionistas

Image
Image
Image
Image

As Missionárias Rogacionistas, que desenvolvem seu apostolado, nas diversas atividades do Instituto Social de Educação e Cultura, especialmente no Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria, de acordo com sua regra de vida,“são uma associação pública de fiéis que se empenham a seguir a Cristo no mundo, professando os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência e a viver e fazer conhecer a inspiração carismática de Santo Aníbal Maria Di Francia baseada nas palavras de Jesus: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai (Rogate) pois o Senhor da messe, para que envie operários à sua messe”. (Mt 9,38; Lc 10,2).

As Missionárias Rogacionistas são mulheres leigas consagradas. Vivem em seu ambiente familiar e social, sem se destacar dos outros, a não ser pelo empenho pessoal e o testemunho de vida cristã; participam dos eventos humanos e buscam o Reino de Deus nos afazeres temporais e ordenando-os conforme a vontade de Deus (LG 31).

Compartilhando o carisma que o Espírito Santo doou a Santo Aníbal Maria Di Francia, as Missionárias Rogacionistas vivem em comunhão de vida carismática e de bens espirituais com a Congregação dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus, à qual, na autonomia da própria identidade, a Associação é agregada.

As Missionárias Rogacionistas vivem no mundo. Participam da missão evangelizadora e santificadora da Igreja, através do testemunho de vida cristã, a fidelidade sua vocação secular e ao carisma Rogacionista. A consagração secular não muda sua condição laical.

A consagração secular tem suas raízes na consagração batismal². Através da profissão dos conselhos evangélicos as Missionárias Rogacionistas, com um título novo e especial, doam-se a Deus sumamente amado e se unem numa maneira mais íntima à Igreja e ao seu mistério, tornando por meio da oração e da ação sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). Toda a sua vida se transforma assim num perene ato de culto e de empenho missionário.

As Missionárias Rogacionistas vivem segundo as exigências da consagração, de maneira que possam exercitar eficazmente e em qualquer lugar seu apostolado. Por isso cada uma mantém muita discrição a respeito da sua própria condição de consagrada e a dos outros membros da Associação. 7.

Característica própria da Associação é a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus, do qual, conforme o ensinamento de Santo Aníbal Maria Di Francia, brotou o Rogate(Cfr. GIOVANNI PAOLO II, Christifideleslaici (ChL), 15; 71. 3Cfr. AG 13).

A Associação é dedicada aos Corações Santíssimos de Jesus e de Maria, e tem, como padroeiros especiais, São José, São Miguel Arcanjo, os Santos Apóstolos, Santo Antônio de Pádua e Santa Teresinha do Menino Jesus.

As Missionárias Rogacionistas alimentam uma filial devoção à Imaculada Virgem Maria, Mãe da Igreja, Rainha e Mãe das Vocações, primeira Missionária Rogacionista. A Ela inspiram-se como exemplo de vida, de maternidade espiritual, de fidelidade ao Senhor, de cuidado às necessidades dos irmãos.
Modelo de espiritualidade e de apostolado das Missionárias Rogacionistas é Santo Aníbal Maria Di Francia, insigne apóstolo da oração pelas vocações, pai dos órfãos e dos pobres e testemunho missionário.

Faça-nos uma visita

QE 40 – Polo de Modas
Rua 20, LT 02
CEP: 71070-520
Guará II – Brasília/DF